antecipação do FGTS

Como antecipar o saque aniversário?

O Saque Aniversário é uma modalidade de saque do FGTS que permite acesso anual a parte do saldo disponível no Fundo, no mês do aniversário. Ao optar por esse formato, deixa de ter acesso ao Saque Rescisão, modalidade padrão que disponibiliza o saldo em caso de demissão sem justa causa. 

Por meio dessa modalidade, o trabalhador pode ter acesso de maneira mais facilitada aos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e com isso, uma gama de oportunidades se abre para a utilização dos valores. Entre as possibilidades, a Antecipação do Saque Aniversário. Entenda o que é, como funciona o adiantamento e quem pode antecipar. 

Neste texto, você vai saber:

Como funciona a antecipação do FGTS?

Funcionando de maneira muito semelhante a um empréstimo consignado, a antecipação Saque Aniversário é um tipo de empréstimo, onde o banco escolhido pelo contribuinte adianta o valor correspondente a algumas parcelas, e em contrapartida, bloqueia esse valor do saldo da conta, como garantia. 

O valor anual do saque do FGTS é calculado com base no saldo da conta, onde cada faixa de saldo consegue sacar determinada porcentagem, de 5% a 50%, acrescido de uma parcela adicional fixa. O valor que poderá ser pleiteado aos bancos dependerá desse saldo. 

Diversos bancos oferecem essa modalidade de empréstimo, com opções que variam de 1 a 7 parcelas e taxa de juros girando em torno de 1,49% a 1,89% ao mês, bem abaixo do juro médio do crédito pessoal, de 5,18% ao mês.

Como solicitar a antecipação do Saque Aniversário?

O primeiro passo é aderir à modalidade de Saque Aniversário, caso ainda não tenha aderido. A solicitação pode ser feita a qualquer tempo, mas para produzir efeitos no ano vigente, deve ser feita entre o primeiro e o último dia útil do mês do aniversário.  

Basta seguir o passo a passo: 

  1. Acessar o aplicativo FGTS ou o site fgts.caixa.gov.br;
  2. Clicar em “Meu FGTS” e acessar a aba “Saque-aniversário”;
  3. Ler e concordar com os termos e condições;
  4. Clicar em “aderir ao saque-aniversário”;

Em seguida, é preciso autorizar, também pelo aplicativo ou site do FGTS, quais instituições financeiras podem ter acesso às informações do seu FGTS. Essa autorização é necessária para que possa haver a consulta dos dados e avaliação acerca da possibilidade e condições do empréstimo. 

A autorização de acesso aos dados pode ser feita para até 10 bancos diferentes e você deve buscar os da sua preferência para realizar a simulação. Cada banco possui os próprios procedimentos, mas atualmente muitos têm facilitado essa solicitação pela via digital, via internet banking ou aplicativo.  

Os trâmites não costumam demorar, e envolvem como etapas, além da simulação, a análise financeira, proposta, assinatura do contrato, e por fim, depósito do valor. 

Quer se manter atualizado sobre seus direitos?

Receba nossa newsletter

Cadastre-se

Quem não tem conta na Caixa pode antecipar o saque aniversário?

A Caixa Econômica Federal é o agente operador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e, previsto em lei, os patrões devem depositar mensalmente o correspondente a 8% do salário do empregado. Por conta disso, muitos trabalhadores associam o FGTS às operações do banco. Acontece que a conta que recebe tais valores é uma Conta Poupança Social e não pode operar demais produtos financeiros do banco, tal como o adiantamento do saque aniversário.

Ou seja, ainda que o banco escolhido para a antecipação seja a Caixa, o trabalhador estará abrindo uma conta para a transação, diferente da conta do Fundo. Dessa forma, é possível optar por qualquer outra instituição financeira credenciada para a operação.

A Antecipação Saque Aniversário é uma forma de conseguir crédito com juro menor, mas nem sempre pode ser uma opção vantajosa, pois bloqueia o saldo que poderia servir para uma emergência, além de ser a contratação de uma dívida. Em contrapartida, funciona muito bem para quitação de uma dívida que possui juros mais altos.

De toda forma, a escolha é pessoal e deve ser pensada para não interferir negativamente nas finanças, atuais e futuras. 

Você sabia que pode solicitar a revisão da correção monetária do seu FGTS?

Sim, existe uma ação, que aguarda julgamento pelo STF, que pleiteia a alteração do fator de correção monetária do saldo das contas do FGTS de TR para outro, que esteja mais próximo da inflação.

Desde 1999, foram poucos os períodos em que a correção monetária do fundo superou a inflação. Como consequência, todo trabalhador, que tenha direito ao fundo, perdeu patrimônio. 

Entenda mais detalhes sobre a ação de revisão do FGTS, e conte com a LOIT para te auxiliar nesse processo.

 

LOIT. Seu por direito.

Compartilhe:

Newsletter

Mantenha-se bem informado!

Cadastre-se